DEBATE PAPO

Nafricab1

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES, através do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Africanidades e Brasilidades – NAFRICAB/UFES, convida para o evento denominado “DEBATE PAPO” e têm  a honra de receber os renomados Escritores Africanos UNGULANI BA KA KHOSA (Moçambicano), e VERA DUARTE (Cabo-verdiana). O DEBATE PAPO Afro-literário será em 04 de setembro de 2013,  e antecede a Programação da I FLIBAV – Feira Literária Brasil-Africa de Vitória – ES que ocorrerá em novembro na UFES.

  • UNGULANI BA KA KHOSA (Romancista Moçambicano), vem ao para o lançamento no Brasil do seu romance premiadíssimo Ualalapi”, pela editora Nandyala.
  • VERA DUARTE (Escritora e Poetisa Cabo-verdiana), autora das obras O Arquipélago da Paixão”, “A Candidata” lançado em 2012 no Brasil, retorna ao Brasil, desta vez para o lançamento de sua primeira Coletânia de Crônicas “A Palavra e os Dias”. Além de escritora a autora se destacar por sua atuação como Ativista Feminista, de Direitos Humanos e Membro da Comissão Internacional de Juristas.

“DEBATE PAPO”

DATA: 04 de setembro de 2013 às 18h00min
LOCAL: Auditório do IC-II, UFES

Ualalapi 1                                       vduarte2

Website: https://1feiraliterariabrasilafricaes.wordpress.com/debatepapoafroliterario/ ‎‎

Realização:   MARCA  Nandyala1  fliafro   

SAIBAM MAIS SOBRE OS AUTORES:

UNGULANI BA KA KHOSA – (Escritor e Romancista Moçambicano)  ungulani-ba-ka-khossa_egmts
Ungulani Ba Ka Khosa (pseudónimo de Francisco Esaú Cossa), nascido em Inhaminga, 1 de agosto de 1957, é um Escritor, Romancista Moçambicano.    Fez o ensino primário na provincia de Sofala e o ensino secundário, parte em Lourenço Marquese parte na Zambézia. Em Maputo se graduou bacharelato em História e Geografia na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane e exerceu a função de professor do ensino secundário.Em 1982 trabalhou para o Ministério da Educação durante um ano e meio. Seis meses depois de ter saído do Ministério da Educação ele foi convidado para trabalhar na Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), da qua ainda é membro. Iniciou sua carreira como escritor com a publicação de vários contos e participou na fundação da revista Charrua da AEMO.

Sua obra Ualalapi ganhou o prêmio da Ficcção Narrativa de MoçambiqueI e foi considerada em 2002 um dos 100 melhores romances africanos do século XX. Foi a realidade vivida em Niassa e  Cabo Delgado, onde existiam as zonas de campos de reeducação que eram mal organizadas, que o fez inclina-se mais para a literatura e, por isso, sentiu a necessidade de escrever para falar e expor essa realidade para as pessoas.

VERA DUARTE – (Escritora, Ativista Social e Poeta Cabo-verdiana)veraduarte                                              Seu nome completo é Vera Valentina Benrós de Melo Duarte Lobo de Pina, nasceu no Mindelo, Cabo Verde, num Outubro qualquer. Alí brincou, cresceu e amou. Depois esteve em Portugal para fazer o curso de Direito na Universidade Clássica de Lisboa e posteriormente para fazer formação na Magistratura Judicial, pelo Centro de Estudos Judiciários de Lisboa, tendo voltado a cidade da Praia, Cabo Verde, no sentido de trabalhar na justiça e como Juíza Conselheira do Supremo Tribunal da Justiça. Após se ter afastado do referido cargo assumiu a responsabilidade e honra de exercer as funções de Conselheira do Presidente da República.
Entretanto escreveu, casou-se, publicou, teve filhos e filhos dos filhos, divorciou-se e de novo se casou, viajou e participou – do coração – na vida pública do seu país. Sobretudo nas questões ligadas à mulher, cultura e aos Direitos Humanos.Orgulha-se de ter sido galardoada em 1995 em Portugal pelo então presidente português Dr.Mário Soares com o Prémio Norte-Sul de Lisboa do Conselho da Europa, pelas suas actividades em prol dos Direitos Humanos. Sobretudo enquanto membro da Comissão Africana dos Direitos do Homem e dos Povos e da Comissão Internacional de Juristas.Actualmente é Presidente da Associação Cabo-verdiana de Mulheres Juristas (AMJ), membro do Comité Executivo da Comissão Internacional de Juristas, além de ser membro de várias associações oriundas da sociedade civil cabo-verdiana, nomeadamente a Associação de Escritores Cabo-verdianos (AEC). Tem como lema de vida, Liberdade, Justiça, Paz e Amor.

Para contactar Vera Duarte: E-mail: afldp@hotmail.comTel.: Portugal + 96 489 709

Fonte: http://caboverde.com/artist/vduarte.htm

Por: Mirtes Ap. Santos – Graduanda em Letras Português/Espanhol/UFES
E-mail: mirtesants@gmail.com

Um comentário em “DEBATE PAPO

  1. Evento traz escritores africanos à Ufes

    Enviado por Leonardo Ribeiro em qua, 04/09/2013 – 17:44

    A Universidade Federal do Espírito Santo recebe nesta quarta-feira, dia 4 de setembro o debate-papo com escritores da literatura africana. O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Africanidades e Brasilidades da Ufes (NAFRICAB/UFES). E os convidados da ocasião são o escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa e a autora de Cabo Verde Vera Duarte.

    Ouça a matéria que o Revista Universitária fez sobre o evento e conheça uma pouco sobre a biografias do escritores convidados.

    Escritores africanos vem à Ufes para debate

    http://www.universitariafm.ufes.br/noticias/evento-traz-escritores-africanos-ufes

Deixe um comentário