PROGRAMAÇÃO

logo3

A Programação da I Feira Literária Brasil-África, em Vitória, contará além da Exposição de Livros das Literaturas Afrobrasileira, Africana e Indígenas. Contaremos com a presença de Escritores Nacionais e Internacionais, Professores e Intelectuais Brasileiros e Africanos, Palestras, Oficinas, Minicursos, Sessão de Vídeos, Exposições, Artesanatos, Apresentações Culturais, Recital e Lançamentos de Livros, divulgando as literaturas afrobrasileira, africana e indígena para contribuir com a implementação das Leis 10.639/03 e 11.64/08.

HOMENAGEADOS: Zumbi dos Palmares (Brasil) e Nelson Mandela (África)

1º DIA: 13 de novembro de 2013 – (Quarta-feira)

07:30 – 08:00 hs – Credenciamento

SOLENIDADE DE ABERTURA – I FLIBAV – Feira Literária Brasil-África, em Vitória, ES

Manhã –   08:00 às 08:30 hs – LOCAL: Cine Metrópolis – UFES

Composição da Mesa da Solenidade de Abertura: Reitoria da UFES / Diretor do CCHN / Chefe do DLL / Coordenador do PPGL / Presidente da Comissão Organizadora.

Manhã –  08:30 às 09:30 hs – LOCAL: Cine Metrópolis – UFES

MESA I – Mesa da Conferência de Abertura: “A importância da escrita na preservação da memória” com a Escritora Paulina Chiziane (Moçambique). Mediadora: Profª Dra. Jurema Oliveira (UFES)

Manhã –  09:30 às 11:00 hs – LOCAL: Cine Metrópolis – UFES

MESA II – Mesa Redonda sobre o Bilinguismo: “A Língua Portuguesa como Barreira ao Acesso à Educação Formal em Moçambique e as Promessas de um Ensino Baseado na Língua Materna da Criança” Prof. Dr. Feliciano Chimbutane – Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), e o “Ensino de Língua Portuguesa para Indígenas Tupinikim” com Andrea Cristina Almeida –  Secretaria de Educação do Município de (Aracruz-ES). Mediadora: Profª Dra. Celeste Cicarrone (UFES)

Manhã –  11:00 às 12:00 hs – LOCAL: Cine Metrópolis – UFES

MESA III – Mesa de Debate Papo Afro-literário: Pedro Mattos (Cabo Verde), Profª Madu Costa (Brasil). Mediadora: Profª Dra. Iris Amâncio (UFF)

Intervalo / Almoço – 12:00 às 13:30 hs

Tarde – 13:30 às 14:00 hs – LANÇAMENTOS DE LIVROS – Local: Cine Metrópolis – UFES

Tarde – 13:30 às 14:00 hs – EXPOSIÇAÕ DE ARTESANATOS – Local: Tenda da I FLIBAV

Tarde –  14:00 às 15:00 hs – LOCAL: Cine Metrópolis – UFES

MESA IV – Mesa Redonda Narrativas Moçambicanas em questão, leituras em diálogos: “Vertentes da literatura – contra hegemônica moçambicana na obra de Mia Couto: diálogos entre narrativas de ficção e artigos de opinião” Prof. Dr. Flávio Gárcia (UERJ), e Profª. Drª. Jurema Oliveira (UFES) “A Construção de uma Estética Africana”. Mediador: Profº Dr. Deneval Siqueira Azevedo Filho (UFES)

Intervalo / Café –  15:00 às 15:15 hs

Tarde – 15:15 às 16:00 hs – EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “TICUMBI: Eu sou o Rei” de Zélia Siqueira – LOCAL: Cine Metrópolis – UFES

Tarde –  16:00 ás 17:30 hs – LOCAL: Cine Metrópolis – UFES

MESA V – Mesa Redonda sobre o Racismo Institucional na Educação: Prof. Dr. Ivair Augusto Alves dos Santos (UNB) e Prof. Doutorando Sérgio Pereira dos Santos (UFES). Mediador:  Poeta Éle Semog (Rio de Janeiro/Brasil)

Tarde – 17:30 às 20:30 hs – MINICURSOS COM DIREITO A CERTIFICADO DE 06 HORAS

MINICURSO I – TÍTULO: Diário e feminino: a dupla frente de gênero na escrita de Carolina Maria de Jesus.

Ementa: Relação social e textual na formação de gênero. Construção simbólica do feminino na escrita diária e confessional de Carolina Maria de Jesus. Ficção e documento na escrita de si. Diários publicados e inéditos de Carolina Maria de Jesus.

Carga Horária Total: 3h – LOCAL: Sala Clarice Lispector (Prédio Bernadette Lyra)

Professores responsáveis:  Profa. Dra Valéria Rosito (UFRRJ), Profa. Dra Fernanda Felisberto (UFFRJ), Profa. Dra Maria das Graças Salgado (UFRRJ)

MINICURSO II – TÍTULO: Produção de materiais para Ensino, Pesquisa e extensão em geografia – pensando as geografias “escondidas”.

Ementa: Realizar um panorama acerca dos principais aspectos referentes às questões culturais, políticas e econômicas que transversalizam as relações étnico-raciais e de gênero, possibilitando a construção de materiais auxiliares no ensino, pesquisa e atividades de extensão ligadas ao ensino de geografia.

Carga Horária Total: 3h – LOCAL: Sala Ingedore Koch (Prédio Bernadette Lyra)

Professores responsáveis: Profa. Dra Regina Cohen Barros (UFRRJ), Prof. Ms André Santos da Rocha (UFRRJ) e Prof. Dr. Leandro Dias de Oliveira (UFRRJ)

MINICURSO III – TÍTULO: Leituras do insólito ficcional em narrativas do escritor moçambicano Mia Couto.

Ementa: Verificação das estratégias de construção narrativa que o escritor utiliza para promover a manifestação do insólito em suas narrativas, em diálogo com as questões temáticas da tradição e da identidade individuais e coletivas. Estudo das categorias da narrativa – ação, personagem, tempo e espaço – e das funções que a elas são atribuídas na obra do escritor, com vistas a que se iluminem diversas nuances de irrupção do insólito e seus efeitos de produção nos diferentes atos de leitura.

Carga Horária Total: 3h – LOCAL: Sala  Guimarães Rosa (Prédio Bernadette Lyra)

Professores responsáveis: Prof. Dr. Flávio Gárcia (UERJ), Doutoranda Luciana Silva (UERJ)

MINICURSO IV – TÍTULO:  Afro-rasuras: Que negro é esse nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa?

Ementa: Durante o colonialismo português no continente africano foi essencial para construção da afirmação de identidade dos escritores africanos a conscientização e valorização do negro enquanto sujeito, possuidor de uma história e culturas próprias que foram quase que dilaceradas pela ideologia racista do colonialismo, pregadora da superioridade do homem branco europeu, o que justificava a opressão e a consequente submissão do negro africano.

Carga Horária Total: 3h – LOCAL: Sala Matoso Câmara (Prédio Berandette Lyra)

Professores Responsáveis: Prof. e Mestrando Ricardo Riso (CEFET/RJ)

Noite – 17:30 às 18:30 hs LOCAL: Tenda da I FLIBAV – APRESENTAÇÕES CULTURAIS

Noite –  20:00 às 22:00 hs – APRESENTAÇÃO CULTURAL – LOCAL: Cine Metrópoles Recital Kalundu de Waldo Motta: “Kalundu é uma palavra que eu ouvia na infância. Na linguagem popular, calundu é pirraça, birra, zanga, teimosia, Esta palavra é africana, do dialeto quimbundo. Designa uma entidade que dirige destinos e pode entrar no corpo de alguém, tornando-o amuado, zangado, mal humorado” (Poeta Capixaba Waldo Motta).

2º DIA – 14 de novembro de 2013 –  (Quinta-Feira)

Manhã – 08:00 às 09:30 hs – LOCAL: Cine Metrópolis – UFES

MESA VI –  Mesa de Conferência “ÁFRICA”: “O atlântico como estrada cultural entre o Brasil e Cabo Verde” – Escritora e Ativista Vera Duarte (Cabo Verde). Mediadora: Profª Dra. Jurema Oliveira (UFES)

Manhã – 09:30 às 11:00 hs – LOCAL: Cine Metrópolis – UFES

MESA VII – Mesa de Conferência dos NEAB’s: “Os 10 anos da Lei 10.639/03 e a Formação Docente” – Profª Drª Cleyde Amorim – (NEAB/UFES), Prof. Dr. Paulino Cardoso (NEAB/UDESC),  Profª. Dra. Maria Alice (NEAB/UERJ). Mediador: Profº Doutorando Gustavo Henrique Araújo Forde (NEAB/IFES)

Manhã – 11:00 às 12:00 hs – LOCAL: Cine Metrópolis – UFES

MESA VIII – Mesa de Conferência sobre a Literatura de Memória: “Reminiscências e a Afro Literatura Infantil” – Poeta Maciel de Aguiar (Espírito Santo/Brasil) e Profª Madu Costa (Minas Gerais/Brasil). Mediador: Profª Dra. Iris Amâncio (UFF)

Intervalo / Almoço –  12:00 às 13:30 hs

Tarde – 13:30 às 14:00 hs – LANÇAMENTOS DE LIVROS – Local: Cine Metrópolis – UFES

Tarde – 13:30 às 14:00 hs – OFICINA DE ARTESANATOS – Local: Tenda da I FLIBAV

Tarde –  14:00 às 15:00 hs – LOCAL: Cine Metrópolis – UFES

MESA IX – Mesa de Conferência “BRASIL”: “Os Neoemparedados: situações Socioculturais dos Afrodescendentes no Século XXI” – Prof Dr. Anelito Pereira de Oliveira (UFMC). e “Literatura Negra e Superação do Racismo” e o Poeta Éle Semog (Rio de Janeiro/Brasil). Mediador: Profº Dr.Luis Eustáquio (UFES)

Tarde –  15:00 às 16:00 hs – LOCAL: Cine Metrópolis – UFES

MESA    X – Mesa de Debate Papo Afro-literário A importância da mulher na literatura: Brasil – África”  – Profª Dra. Conceição Evaristo (UFMG/ Brasil), Escritora Paulina Chiziane (Moçambique), e Escritora e Ativista Vera Duarte (Cabo Verde). Mediadora: Profª Dra. Iris Amâncio (UFF)

Intervalo / Café –  16:00 às 16:15 hs

Tarde –  16:15 às 17:30 hs – LOCAL: Cine Metrópolis – UFES

SESSÃO DE VÍDEOS – “Ensino da História e da Cultura Africana,  Afro-brasileira e dos Povos Indígenas” – Ricardo Salles Sá (Cineclube Deserto Verde)

– Vídeo I: Procurando Madalena – 26 minutos – Investigação bem humorada da origem da toada Madalena.

– Vídeo II: REIKWAAPA – 22 minutos – Ritos de passagem Guarani ontem e hoje nas aldeias de Aracruz-ES. (co-direção: Marcelo Guarani – Aldeia Indígena Três Palmeiras);

– Vídeo III: A estrada Silvestre – 39 minutos – Modos de vida tradicional  nas Comunidades Quilombolas e Indígenas Capixabas.

Tarde –  17:30 às 20:30 hs – MINICURSOS COM DIREITO A CERTIFICADO DE 06 HORAS

MINICURSO I – TÍTULO: Diário e Feminino: a dupla frente de gênero na escrita de Carolina Maria de Jesus.

Ementa: Relação social e textual na formação de gênero. Construção simbólica do feminino na escrita diária e confessional de Carolina Maria de Jesus. Ficção e documento na escrita de si. Diários publicados e inéditos de Carolina Maria de Jesus.

Carga Horária Total: 3h – LOCAL: Sala Clarice Lispector (Prédio Bernadette Lyra)

Professoras Responsáveis:  Profª Dra. Valéria Rosito (UFRRJ/GEDIR); Profª Dra. Maria das Graças Salgado (UFRRJ/GEDIR) e a Profª Dra. Fernanda Felisberto (UFRRJ/GEDIR).

MINICURSO II – TÍTULO: Produção de materiais para Ensino, Pesquisa e Extensão em geografia – pensando as geografias “escondidas”.

Ementa: Realizar um panorama acerca dos principais aspectos referentes às questões culturais, políticas e econômicas que transversalizam as relações étnico-raciais e de gênero, possibilitando a construção de materiais auxiliares no ensino, pesquisa e atividades de extensão ligadas ao ensino de geografia.

Carga Horária Total: 3h – LOCAL: Sala Ingedore Koch (Prédio Bernadette Lyra)

Professores Responsáveis: Profa Dra Regina Cohen Barros (UFRRJ), Prof. Ms André Santos da Rocha (UFRRJ) e o Prof. Dr. Leandro Dias de Oliveira (UFRRJ)

MINICURSO III – TÍTULO: Leituras do insólito ficcional em narrativas do escritor moçambicano Mia Couto.

Ementa: Verificação das estratégias de construção narrativa que o escritor utiliza para promover a manifestação do insólito em suas narrativas, em diálogo com as questões temáticas da tradição e da identidade individuais e coletivas. Estudo das categorias da narrativa – ação, personagem, tempo e espaço – e das funções que a elas são atribuídas na obra do escritor, com vistas a que se iluminem diversas nuances de irrupção do insólito e seus efeitos de produção nos diferentes atos de leitura.

Carga Horária Total: 3h – LOCAL: Sala Guimarães Rosa (Prédio Bernadette Lyra)

Professores Responsáveis: Prof. Dr. Flávio Garcia (UERJ) e a Doutoranda Luciana Silva (UERJ)

MINICURSO IV – TÍTULO:  Afro-rasuras: Que negro é esse nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa?

Ementa: Durante o colonialismo português no continente africano foi essencial para construção da afirmação de identidade dos escritores africanos a conscientização e valorização do negro enquanto sujeito, possuidor de uma história e culturas próprias que foram quase que dilaceradas pela ideologia racista do colonialismo, pregadora da superioridade do homem branco europeu, o que justificava a opressão e a consequente submissão do negro africano.

Carga Horária Total: 3h – LOCAL: Sala Matoso Câmara (Prédio Bernadette Lyra)

Professores Responsáveis: Prof. e Mestrando Ricardo Riso (CEFET/RJ)

Noite –  20:30 às 21:30 hs – LOCAL: Cine Metrópolis – UFES

MESA XI – Mesa de Debate Papo Afro-literário:  Fragata de Morais (Angola), Adriano Botelho de Vasconcelos (Angola) e  Drº Antônio Cortez – Chicoadão (Angola).  Mediadora: Profª Dra. Jurema Oliveira (UFES)

21:30 – 21:45 hs –  ENCERRAMENTO DA I FLIBAV

COMISSÃO ORGANIZADORA:
  • Profa. Dra. Jurema Oliveira – UFES – (Presidente)
  • Mirtes Ap. dos Santos Sanches – (Monitora e Graduanda em Letras)
  • Diego da Silva Javarini – (Bolsista FAPES/CNPQ/Graduando em Letras)

COMISSÃO CIENTÍFICA:

  • Profª. Drª. Jurema Oliveira (UFES) Líder
  • Profª. Drª. Iris Maria da Costa Amâncio (UFF) Vice-líder
  • Profº. Drº. Amarino Oliveira de Queiroz (UFRN)
  • Profº. Drº. Flávio Garcia de Almeida (UERJ)
  • Profª  Drº. Sandra Haydée Petit (UFC)
  • Profº. Drº. Ivair Augusto Alves dos Santos (UFB)
  • Profª. Drª. Valéria Rosito Ferreira (UFRRJ)
  • Profº. Drº. Ivan Costa Lima (UFP)

Click aqui para visualizar a Programação

2 comentários em “PROGRAMAÇÃO

Deixe um comentário